Prezado Membro da Alianza del Pastizal – Brasil

Prezado Membro da Alianza del Pastizal – Brasil

Gostaríamos de informar que a Alianza del Pastizal no Brasil está passando por um momento de reestruturação. Essa reestruturação é necessária para que a missão da Alianza del Pastizal, promovendo uma produção sustentável, continue sendo cumprida com os devidos benefícios para todos os produtores parceiros.

Recentemente Marcelo Fett Pinto, que atuou como coordenador nacional da Alianza del Pastizal, solicitou seu desligamento oficial da posição e não responde mais pela Alianza. As atividades de Marcelo foram fundamentais para o desenvolvimento da Alianza nos últimos anos e gostaríamos de registar aqui nosso reconhecimento e gratidão a todo o trabalho por ele executado.

Através da organização não governamental financiadora Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, conseguimos recursos financeiros para desenvolver novas atividades que irão ajudar os produtores da Alianza del Pastizal a continuar seu trabalho no Rio Grande do Sul. O foco principal desse novo projeto continua sendo a valorização e integração da produção sustentável alinhada a conservação dos campos nativos.

O projeto tem quatro componentes principais:

  1. 1-Melhoria da produtividade e rentabilidade dos campos nativos
  2. 2- Monitoramento das aves nos campos nativos como indicador ambiental
  3. 3- Geração de conhecimento e desenvolvimento de uma estratégia para a expansão da produção sustentável no bioma Pampa
  4. 4- Gestão, monitoramento e comunicação do projeto.

Entre as atividades do componente 1 do projeto está a disponibilização de linhas de créditos diferenciadas para manejo de campos nativos, exclusivas aos membros da Alianza, complementados por assistência técnica, treinamento e capacitação. Uma porcentagem do empréstimo será subsidiada pela Alianza utilizando os recursos do projeto Funbio. Neste momento estamos trabalhando para definir a melhor forma de operacionalização dessas linhas de créditos, sempre pensando no produtor.

A razão pela qual uma organização como o Funbio está patrocinando um projeto que tem como principal objetivo tornar a pecuária em campo nativo mais produtiva e competitiva está justamente no fato de que essa atividade contribui de maneira significativa para a conservação da biodiversidade dos campos, integrando produção e conservação.

Também é importante deixar claro que um programa como o proposto pela Alianza, onde os principais atores são os produtores, só pode ser bem sucedido se qualquer atividade proposta for aceita e beneficiar o dono da propriedade.

Para os próximos meses estão programadas algumas atividades importantes:

  • Contratação de novos colaboradores para atuação na Alianza del Pastizal – Brasil;
  • 5º Remate da Alianza del Pastizal, em parceria com o Sindicato Rural de Lavras do Sul, marcado para o dia 21 de abril;
  • Lançamento do novo projeto da Alianza del Pastizal patrocinado pelo Funbio e BRDE em uma cerimônia a ser realizada no Palácio do Piratini em Porto Alegre;
  • Primeiro encontro dos membros da Alianza del Pastizal do Brasil, a ser realizado na primeira quinzena de junho;

Enviaremos mais detalhes sobre esses e outros eventos muito em breve. Em paralelo a implementação das novas atividades, a Alianza del Pastizal seguirá com o trabalho de certificação das propriedades e está revisando o programa de carnes (em andamento desde maio de 2016), negociando com a indústria e mercado melhores benefícios ao produtor, base de toda a cadeia.

Também gostaríamos de informar que a Alianza del Pastizal segue operando com o apoio do Sindicato Rural de Lavras do Sul e através de um escritório próprio na cidade de Bagé.

Finalmente, como explicado no início da carta, estamos entrando numa nova fase da Alianza del Pastizal no Brasil, com melhor estrutura e planejamento, sempre buscando os melhores benefícios aos produtores rurais que seguem trabalhando e produzindo de maneira compatível com a conservação dos campos nativos do Pampa gaúcho.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento necessário, pedimos que entrem em contato com a secretaria da Alianza através do e‐mail: secretariabrasil@alianzadelpastizal.org.br ou pelo telefone (53) 3312‐3455.

Contamos com sua participação para que, junto com todos os produtores membros da Alianza del Pastizal no Rio Grande do Sul, possamos alcançar os objetivos do projeto em todas as propriedades que contribuem para a conservação dos campos nativos.
Cordialmente,
Pedro F. Develey
Alianza del Pastizal – Brasil