SAVE Brasil recibeu o prêmio Muriqui 2014

SAVE Brasil recibeu o prêmio Muriqui 2014

Foi com muita alegria e orgulho que a SAVE Brasil recebeu o Prêmio Muriqui 2014. Esta homenagem é concedida pelo Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (integrante da rede mundial da Unesco) a entidades públicas ou privadas que se destacaram no trabalho pela proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional do bioma. O prêmio é reconhecido como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país.

A cerimônia de entrega foi durante a sessão solene de encerramento da Semana da Mata Atlântica no dia 24 de maio, no Ibirapuera. Este ano a SAVE Brasil completa 10 anos e o Prêmio Muriqui é um grande presente para marcar essa data. Foram 14 anos de muito trabalho de uma equipe coesa, dedicada e comprometida, 10 dos quais como SAVE Brasil.

DSCN2392

A Diretora-Presidente e o Diretor de Conservação da SAVE Brasil, Jaqueline Goerck e Pedro Develey, recebem o Prêmio Muriqui durante a cerimônia.

O Brasil é o país com o maior número de aves globalmente ameaçadas no mundo: são 152 espécies, o que representa 12% das aves ameaçadas do planeta. Para lutar contra essa situação a SAVE Brasil foi criada em 2004 e tem como missão “Preservar as aves e os ambientes naturais, por um planeta saudável para as atuais e futuras gerações”. A organização representa a Aliança BirdLife International no país.

Ao longo dos 14 anos de atuação, a equipe identificou 237 ‘Áreas Importantes para a Conservação das Aves’ no país. Através de nossos projetos, colaboramos na criação de cinco unidades de conservação públicas que protegem mais de 60.000 hectares em algumas das áreas mais importantes para a conservação das aves e da biodiversidade no mundo. Essas á

reas contribuem para a preservação de mais de 600 espécies de aves, sendo 40 ameaçadas de extinção. Além disso, são milhares de pessoas beneficiadas anualmente em ações de educação ambiental.

Mesmo assim, as aves do nosso país estão mais ameaçadas do que nunca. Consideramos que há a necessidade da permanente atuação pela preservação ambiental no país. Assim, a SAVE Brasil reitera seu compromisso em fomentar ações para a conservação de outras áreas no país e promover a proteção das aves em situação crítica de ameaça.

Mais informações: http://www.savebrasil.org.br